terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Jardim dos Valores

Projeto jardim dos valores 

É na educação infantil que construímos grande parte dos valores que levamos para a vida.  O convívio, o exemplo, as situações do cotidiano trazem aprendizagens significativas que formam a personalidade da criança. É fundamental compreendermos o sentimento de nossos alunos, explorando suas qualidades, emoções, conflitos e necessidades, e orientá-los para que possam passar por diversas situações reais da vida superando-as no dia a dia da sala de aula. Trabalhar valores como a amizade, a honestidade, família, o amor ao próximo, levam para o respeito e compreensão da diversidade.
Através dos livros da Coleção Ciranda da Diversidade que reúne dez maravilhosas histórias para trabalhar assuntos difíceis que as crianças pequenas têm que lidar no dia-a-dia, iremos abordar com as crianças sempre de uma forma bem lúdica assuntos como: a chegada de um irmãozinho, preconceito, agressividade, amizade, alcoolismo, morte, separação, diferenças raciais,  pais que trabalham, doença e obesidade.
No final de cada livro, há um texto escrito por uma psicóloga, explicando cada um dos temas e também contém 10 CDs, juntamente com os livros, todos com interpretações em libras.

Livros e temas abordados:

  
·       Preconceito –(A Descoberta de Leila): Conta a história de Leila, uma ovelha que tinha uma péssima mania de tratar as outras ovelhas com muito preconceito, reparando em todas as imperfeições dos outros. Mas será que Leila era perfeita?

·         Morte –(Um Senhor Amigo): Nesse livro a autora ensina sobre a relação entre um franguinho e seu avô, um galo velho e o respeito e admiração que esse franguinho tem por seu avô e também sobre a morte. Um assunto difícil para ser compreendido pelos pequeninos, mas que aqui é mostrado de um jeito doce, natural, tranquilo e mostra que não é um evento fantasioso, que é parte do desenvolvimento humano.

·         Obesidade – (A Dieta de Jorge): conta história de um jacaré que morava no zoológico. Ele adorava comer um pouco a mais e não gostava de fazer exercícios físicos. Toda aquela preguiça estava se acumulando na barriga de Jorge. O que será que teria de acontecer para que ele tomasse uma iniciativa?
O excesso de peso na infância está relacionado a vários fatores tais como: hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física. A obesidade afeta a qualidade de saúde ainda na infância, que pode resultar no aparecimento de doenças como diabetes, problemas do coração, colesterol, pressão alta. Vale ressaltar que evitar um alimento não significa que ele é proibido, mas que deve ser consumido com moderação, podendo aparecer na alimentação de uma a duas vezes por semana.

Sugestões de atividades:

Ø  Pedir para cada criança trazer de casa embalagens de alimentos consumidos por sua família, e fazer um mural e uma reflexão com eles se há diferença do que se come em casa e o que se come na escola.
Ø  Montar um painel com exemplos de cardápios inadequados  como, por exemplo: refrigerante, salgadinhos tipo chips/fandangos, balas, chicletes, etc. Vale ressaltar que evitar um alimento não significa que ele é proibido, mas que deve ser consumido com moderação, podendo aparecer na alimentação de uma a duas vezes por semana.
Ø  Uma sugestão legal seria confeccionar o Jacaré Jorge antes de fazer a dieta e depois que fez a dieta. Deixar em exposição nos locais de circulação da escola.

·         Pais que trabalham – (Tecendo o Amor): conta a história de dona Filomena, uma aranha que se sentia dividida entre as ocupações do trabalho e o cuidado de seus filhotes. Como será que ela vai conseguir resolver essa situação? Se você fosse à dona Filomena o que iria fazer?

Objetivos Gerais: Levar as crianças a compreenderem que em virtude de suas mães trabalharem essas crianças necessitam de um local para ficar.
Oportunizar que os alunos valorizem a escola como um local que lhes promove ações de cuidado e educação.

Sugestões de atividades:

 Ø  Confeccionar juntamente com as crianças os personagens principais a Dona Aranha, Filomena e o Senhor Aranho Jerônimo.
 Ø   Fazer um grande painel com sua turma representando qual é o local da escola que eles mais gostam é importante reforçar para as crianças o papel da escola.
 Ø  Durante a semana confeccionar com as crianças bilhetes para a mãe, o pai e ou pessoa responsável com intuito reforçar e apertar o laço entre eles.
Ø   Fazer um painel com o “Cronograma do Tempo” – fases como, por exemplo: Mulher grávida; mãe filho (bebê), mãe, pai e filhos, várias crianças juntas na escola .
Ø  Com recortes, cada criança faz um cartão sobre o trabalho de sua mãe. Como sugestão as crianças poderiam entregar para as mamães no final do dia.
Ø   Falar sobre a importância das crianças fazerem pequenas tarefas em casa para auxiliar a mamãe, como por exemplo:
Você pode todo dia ajudar sua mãe um pouquinho...


Em casa
Na escola

Arrumando a cama, e deixando seu quarto arrumado;

Mantendo sua sala limpa;

Tomando banho sem gastar muita água;

Não rabiscando e nem sujando as paredes;

Escovando corretamente os dentes;

Não jogar papel fora do cesto;

Partilhando suas coisas com os outros;

Respeitar e não brigar com os amigos;

Ajudando a mamãe nas tarefas diárias da casa.

Respeitar a professora.


·         Doença - (Nada Como o Lar): conta a história de uma pata chamada Rita que teve de passar um tempo hospitalizado. Como será que ela conseguiu passar por um período tão delicado? E você, já teve que ficar no hospital alguma vez?
Ficar em um hospital é  difícil em qualquer período da vida e se intensifica quando falamos de uma criança. A hospitalização deixa a criança em um estado de fragilidade emocional e corporal por conta do adoecimento, o que pode gerar medo, depressão, atitudes infantilizadas e apatia. Além disso, a criança se vê afastada de sua rotina, ficando em uma posição de passividade e desconforto.

·         Agressividade – (Uma Lição de Carinho): conta a história de Tião, um porco-espinho que não recebia carinho e acabava não sabendo dar carinho também. Mas a vida de Tião muda no dia em que ele conhece Ernesto. O que será que este novo amigo tem para lhe ensinar?

Objetivos:
·         Desenvolver nas crianças competências sociais crianças;
·         Mostrar como serem amigas;
·         Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira;
·         Ajudar as crianças a expressarem sentimentos que lhes desagradam;
·         Saber o que significa ser generoso;
·         Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;

Sugestões para a Roda de Conversa:
·         Qual a importância de um amigo?
·         O que é o medo?
·         Que coisas nos fazem felizes?
·         Por que ficamos tristes?
·         O que nos deixa com raiva?

       Desenvolvimento:
1)    Ensinar a criança a agir naturalmente com respeito, levando-as a aprenderam que devemos respeitar a natureza, os mais velhos, os pais, enfim, o mundo a sua volta.
Sugestão: fazer um grande cartaz representando o que significa respeito na concepção de sua turma.

2)    Ensinar a criança a saber como demonstrar seu agradecimento.
Sugestão: Use a sua criatividade e crie momentos para que as crianças agradeçam as pessoas que cuidam delas em várias situações ( na escola, em casa etc.)

3)    Ressalte com as crianças o valor da amizade e de ter um amigo.
Sugestão: Criar um mural com recortes de revistas  ou fotos com o tema: “Ser Amigo é...”

4)    Encerrar motivando as crianças a trabalharem e interpretarem suas emoções.
Sugestão: Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” montando em seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de circulação da escola.


·         Chegada de um irmãozinho  ( Um Presente de Meus Pais): conta a história de um porquinho chamado Cassandro. Ao descobrir que sua mãe, dona Sandra, está grávida, fica muito preocupado em perder a carinho de seus pais. O que será que vai acontecer quando o novo bebê chegar?
A chegada de um irmão é um momento que envolve comemoração para a família, mas, em muitos casos, gera insegurança para o filho mais velho que se vê prestes a dividir seu espaço físico e a atenção amorosa dos pais. Porém, com alguns cuidados, a situação delicada passa a ser um momento de celebração.

·         Diferença Racial – (O Amor Tem Todas as Cores): conta a história de dona Branca e seu Negreiro que mesmo sendo diferentes encontram semelhanças que os aproximam e que os levam a pensar: "Para quem ama, as diferenças são importantes?"

·         Alcoolismo   (A Esperança de Jubinha): conta a história da família de Jubinha que estava passando por uma fase difícil, pois seu Peixoto passava  da conta no Bar das Ostras. Todos estavam muito tristes. Será que Jubinha vai conseguir ajudar seu Peixoto nesta fase difícil?

·         Separação – (A Vida Tem Dessas Coisas): conta a história de uma gatinha chamada Ágata, que um dia descobre o sentido da palavra SEPARAÇÃO. Como será que ela vai reagir a essas mudanças que estão acontecendo?
Uma separação entre casais é sempre um momento bastante difícil e, quando há crianças envolvidas é ainda mais complicado.
Durante o processo de separação, os filhos podem ou não perceber a tensão familiar pré-separação e cabe aos pais poupá-los sempre que possível. Evitando sentimento de insegurança e desamparo. Comentários e discussões devem ser evitados na frente das crianças.
Com a separação estabelecida, a criança sente falta da rotina que envolvia o pai e a mãe e é comum ela solicitar modelos antigos de convivência, que não necessariamente devem ser acatados. É importante também respeitar o sofrimento da criança pela ausência de quem se faz menos presente, mesmo nas situações mais delicadas.
Algumas crianças, dependendo do contexto que envolve a separação, vão apresentar sintomas de estresse infantil, como regressão (se infantilizando), agressividade ou comportamentos delinquentes, como roubo, agressão física ou verbal. Poderão também adoecer ou se automutilarem (se ferir, arrancar cabelos, etc.). De qualquer forma, é preciso ficar atento à criança, pois em alguns casos, o comportamento pode ser mais silencioso, sendo necessária a avaliação de um profissional.
É importante que a criança saiba que os pais nunca serão ex-pai ou ex-mãe. O divórcio para alguns casais pode ser um caminho para a saúde familiar. Separados, alguns casais, conseguem manter uma relação mais amistosa do que vivendo juntos.
A melhor maneira de comunicar a separação para a criança é por meio de uma conversa calma com a presença do pai e da mãe, informando quando será e como será o novo padrão de convivência, comentando sobre as mudanças da rotina da criança e reforçando que a amam que ela não tem culpa nenhuma da situação e que isso não mudará. 


A coleção contém 10 temas que serão trabalhados durante o ano sendo assim divididos:
MÊS
LIVRO
CONTEÚDO
MARÇO
A Descoberta de Leila
Preconceito
ABRIL
A Dieta de Jorge
Obesidade
MAIO
Tecendo o Amor
Pais que trabalham
JUNHO
A Vida Tem Dessas Coisas
Separação
JULHO
O Amor Tem Todas as Cores
Diferença Racial
AGOSTO
Nada Como o Lar
Doença
SETEMBRO
A Esperança de Jubinha
Alcoolismo
OUTUBRO
Um Presente de Meus Pais
Chegada de um irmãozinho
NOVEMBRO
Um Senhor Amigo
Morte
DEZEMBRO
Uma Lição de Carinho
Agressividade e amizade


Avaliação:
Contínua feita através de observação, registros e fotos para verificar como foi o desenvolvimento da criança.

                                                                                                               

Um comentário: